Projeto social tem 43 atletas convocados para o Campeonato Brasileiro de Karatê
Quarenta e três atletas que integram o projeto social desenvolvido através de parcerias firmadas entre a esfera pública, iniciativa privada e a Instituição Simões de Karatê, de Canoinhas, foram convocados para o Campeonato Brasileiro da modalidade. A competição deve reunir atletas de todo país em três categorias e em datas distintas.
A informação é do professor André Paulo Simões da Matta, coordenador do projeto que desenvolve a modalidade com 120 crianças e adolescentes de 07 a 18 anos. “Foi o desempenho em competições estaduais no ano de 2011 que credenciou a convocação desses atletas”, disse Simões, durante pronunciamento na tribuna livre da Câmara, na sessão ordinária de terça-feira (27).
A excelência do trabalho desenvolvido pela instituição é comprovada pelos apoios que vem recebendo. Respaldos importantes como o do poder público municipal e das empresas Cia Canoinhas de Papel e da Fuck S.A (Erva-Mate Yacuy) oportunizaram em 2011 a participação dos atletas em diversas competições organizadas pela Federação Catarinense de Karatê. Aliado a eles, veio também o reconhecimento nacional e o suporte financeiro do projeto “Criança Esperança”.
Esses recursos, segundo Simões, foram essenciais no transcorrer dos trabalhos e beneficiaram meninos e meninas com kimonos, tatames e materiais para treinamentos e competição (aparadores para chute, luvas caneleiras, protetor de pés, etc). O projeto pode ainda fazer o acompanhamento escolar dos alunos e realizar palestras sobre temas referentes a própria modalidade, alimentação saudável, educação ao meio ambiente, drogas e família. Despesas com as inscrições, transporte e alimentação dos atletas durante as competições também foram custeadas com estes apoios.
O professor lembra, no entanto, que a partir de agora os convocados correm contra o tempo em busca de recursos que garantam suas presenças no campeonato nacional. Estima-se que cada participação gire em torno de R$ 1,5 mil.
Dos 43 selecionados, pelo menos oito já demonstraram interesse em correr atrás de patrocínio. “Existem custos com inscrição, viagem, hospedagem e alimentação. A prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Esportes, já faz sua parte e, neste momento, está impossibilitada de custear as despesas de todos os convocados que ficariam em torno de R$ 60 mil. Portanto, a única forma de garantir participação, é cada um correr atrás do seu patrocínio”, esclareceu.
Para o presidente da Câmara, vereador Paulo Glinski (PSD), o trabalho realizado pela Instituição Simões de Karatê é digno de elogios e está pautado na transparência das atividades e resultados. “O número de convocados para o Brasileiro de Karatê já comprovam isso. Demonstra que o trabalho vem sendo bem executado e formando atletas e cidadão de bem”, assinalou.
O vereador Beto Passos (PT) afirmou que Simões conseguiu levar para a sua carreira profissional e para o projeto que coordena o sucesso que obteve como atleta. “Sabe-se das dificuldades e das coisas que muitas vezes o senhor teve que abdicar. Porém, com a mesma garra que representou e levou o nome de Canoinhas país afora, agora o André coordena este projeto, colhe bons frutos e contribui socialmente com o município e sua gente”, finalizou.