Promessa antiga de instalação de universidade pública é cobrada por Coronel Mário e Camila Lima
Nesta segunda-feira foi discutida na Câmara de Canoinhas a possibilidade da instalação da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS) no Planalto Norte catarinense, trazida à região no ano de 2014 pelo deputado federal Pedro Uczai (PT). À época, participaram do evento empresários, professores, universitários, políticos e cidadãos de Três Barras, Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Major Vieira, Mafra, Itaiópolis, Papanduva, Monte Castelo, Porto União e Irineópolis, quando o tema exposto criou expectativas em todos os presentes.
Como nada mais foi mencionado com relação ao assunto, o edil Coronel Mário (PR), que inclusive foi procurado para saber sobre a possível instalação da instituição de ensino superior, viu a necessidade de questionar como se encontram as tratativas e os projetos, se já foi definido o município que receberá a universidade e se há um prazo para o início das obras. O documento será enviado ao presidente Michel Temer e ao ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho. “Enquanto comandante do 3º Batalhão, eu participei dessa audiência pública e vendeu-se toda a situação de uma possível instalação dessa universidade. Fui questionado por pessoas da comunidade sobre qual encaminhamento tinha sido dado para isso”, contou.
O requerimento também é assinado por Camila Lima (PMDB), que parabenizou Coronel Mário pelo conteúdo do texto, cujo cenário ela também acompanhou à época, quando atuava como assessora de comunicação em Três Barras. De acordo com a vereadora, é possível que esta universidade tenha ido para outra região do estado. “Acredito que estávamos competindo com o oeste, e como o Planalto Norte é o ‘primo esquecido’ de Santa Catarina, eu gostaria de saber, porque essa briga também é minha”, ressaltou.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066
Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004