Região se mobiliza para a 4ª Cavalgada de São João Maria

por admin última modificação 08/03/2018 21h31
Organizador foi até a Câmara Municipal para relatar os objetivos e o itinerário do passeio que inicia no dia 28 de abril

A tradicional Cavalgada de São João Maria, que este ano está em sua 4ª edição, inicia no dia 28 de abril em Canoinhas e irá percorrer os municípios de Major Vieira, Bela Vista do Toldo, Monte Castelo, Papanduva e Três Barras. A saída está prevista para as 08h00 da sede do Clube do Cavalo, situada no bairro Água Verde e a chegada para as 09h00 do dia 03 de maio, em frente a Igreja Matriz Cristo Rei.

Ao ocupar a tribuna livre da Câmara Municipal, durante a sessão ordinária de segunda-feira (23), o organizador e presidente do Clube do Cavalo, Cirineu Novak, relatou os objetivos e o itinerário do passeio. Segundo ele, a iniciativa visa incentivar o esporte sadio, valorizar a tradição e a cultura e fortalecer o gosto pela agricultura e pelo meio rural.

O organizador defendeu ainda a integração das comunidades junto às questões relacionadas ao Contestado. “Queremos, no decorrer do passeio, agregar novas histórias a literatura já existente. Pretendemos interagir com as pessoas e inseri-las no debate cultural, econômico e social da região. Vamos relembrar a mística de Santa Cruz, de São Sebastião, de São João Maria, da Pombinha do Divino, da cura natural e das simpatias que fazem parte da crença popular da nossa região”, afirmou.

O Clube do Cavalo vem incentivando a prática do esporte há 12 anos com seus associados. Há quatro anos, a cavalgada recebeu a denominação de “São João Maria” em alusão a um dos principais personagens da história religiosa e cultural dos caboclos que lutaram na Guerra do Contestado, batalha que este ano completa o seu primeiro centenário.

Mais de 20 cavaleiros já confirmaram presença na edição deste ano, mas, ao longo do caminho, novos participantes devem integrar a comitiva. “Por onde passamos somos sempre bem recebidos. As pessoas vão até os nossos acampamentos, participam dos debates, relembram causos, nos contam fatos novos sobre a história do Contestado e, muitas delas, ainda juntam-se a nós e seguem o itinerário até o final ou em parte dele”, finalizou o vereador João Grein (PT), um dos participantes e membro da diretoria do Clube do Cavalo.

Roteiro

Dia 28 de abril

Saída Clube do Cavalo, em Canoinhas, às 08h00

Igreja de Arroios às 12h00

Localidade de Pulador, em Major Vieira, chegada às 19h00

 Dia 29 de abril

Salão de Molas, localidade de Santo Antonio, em Major Vieira, às 12 horas

Floresta Reva, em Monte Castelo, às 19h00

 Dia 30 de abril

Localidade de Matinhos, em Papanduva, às 12h00

Localidade de Palmitos, propriedade de Juarez Reboski, às 18h40

Dia 1º de maio

Rio da Ponte João, às 12h00

Igreja da localidade de Campininha, em Três Barras, às 18h00

 Dia 2 de maio

Salão Rancho Brasil, localidade da Colônia Tigre, em Três Barras, às 12h00

CTG Herança do Rincão, localidade de Barra Grande, em Três Barras, às 18h00

 Dia 03 de maio

Chegada Matriz Cristo Rei, em Canoinhas, às 09h00

 

 

Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134