Requerimento solicita recursos para compra de aparelho de Diálise
Na sessão de segunda-feira, 01, a vereadora Norma Pereira apresentou um requerimento direcionado à deputada Federal Carmen Zanotto, solicitando a possibilidade de auxílio da parlamentar, junto ao Governo Federal e ao Ministério da Saúde, para recursos ao Hospital Santa Cruz, visando a aquisição de um aparelho de Diálise. Mesmo com estruturas de UTI, e sendo referência para o Covid na região, atualmente o hospital não possui nenhum aparelho de Diálise.
Conforme o requerimento está em tramitação na Câmara Federal o Projeto de Lei nº 2270/20, que prevê o repasse de R$ 257 milhões da União para clínicas de diálise e que atuam de forma complementar no Sistema Único de Saúde (SUS). A proposta da vereadora é a inclusão do Hospital Santa Cruz para também receber valor oriundo deste projeto, e que seria destinado para aquisição e custeio de, ao menos um aparelho para diálise.
Conforme o texto do requerimento, o hospital possui leitos de UTI, e é centro de referência da Covid na região e não possui aparelho e recursos para atender pacientes, sendo necessário transporte para outros municípios para realização das diálises. Para a vereadora Norma Pereira é de extrema importância que todos os vereadores auxiliem para que o Hospital possa receber uma parcela desse recurso para aquisição do equipamento. “Eu soube deste projeto que está em tramitação em Brasília, e vejo que é o momento para tentamos colocar nosso hospital para receber um equipamento de diálises. Não podemos perder essa oportunidade, já que somos referência da covid na região, é de extrema importância de tenhamos esse equipamento”, afirmou Norma.
O vereador Wilmar Sudoski lembrou que já na legislatura passada houve um trabalho dos vereadores para buscar recursos para efetivar a aquisição dos equipamentos. Conforme o vereador alguns pontos fizeram com que o hospital não recebesse, na época, os aparelhos de Diálises, um foi não ter profissionais médicos que pudessem realizar os laudos necessários. A vereadora Zenici Dreher, que solicitou para assinar junto com a vereador Norma Pereira o requerimento, comentou que realmente há a necessidade de ter profissionais específicos da área, e ainda de ter uma demanda de pacientes suficientes para a utilização do equipamento.
A insuficiência renal crônica é considerada uma doença de elevada morbidade e mortalidade. Sua incidência e prevalência em estágio avançado têm aumentado no Brasil e, em todo mundo a doença vem se tornando uma epidemia. As doenças que comumente levam à insuficiência renal crônica são a hipertensão arterial e o diabetes. O diagnóstico e o tratamento precoce de doenças crônicas que apresentem potencial para desencadear insuficiência renal, bem como a identificação de lesões em órgãos alvo e/ou complicações crônicas, constituem-se num verdadeiro desafio para o SUS, para os trabalhadores da saúde e para a sociedade.