Revitalização de praças e transferência de cursos da UNC são destacados por vereadores de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h31
Edis votaram projetos e comentaram sobre ações que podem trazer mais comodidade aos estudantes e cidadãos

Na sessão dessa terça-feira (21), na Câmara de Canoinhas, a vereadora Norma Pereira (PSDB) utilizou o Pequeno Expediente para comentou sua indicação endereçada ao prefeito Beto Passos (PSD), para que a administração municipal encaminhe ao setor competente a cópia da portaria nº 182, do Ministério do Turismo, ressaltando que o prazo para apresentar algum projeto já se encerra em 9 de março. A vereadora deseja que o texto contemple a Rota das Capelas e a Rota Turística do Salto d’Água Verde, que envolveria ainda a estrada de Marcílio Dias, que corta região de preservação ambiental. Norma ainda citou um desejo antigo que tem: a construção de uma via para ciclistas nesta região.

Projetos de Lei

Na ordem do dia foi colocada em regime de urgência a votação em segundo turno de três projetos de lei. O PL nº 020/2017 concede desconto a título de incentivo social, descontos do valor da avaliação do imóvel sem benfeitorias, de propriedade do Município, referente aos Loteamentos Santa Cruz e Nova Esperança; o projeto 024/2017 altera o artigo 3º da Lei Municipal nº 5.281/2014, referente ao programa Karatê Social e o PL nº 025/2017 concede permissão e autorização de uso do Parque de Exposições. Os três foram aprovados por unanimidade. O presidente da Casa, vereador Wilmar Sudoski (PSD), aproveitou para informar que na presente sessão não houve discussão sobre os temas devido ao fato de eles terem sido amplamente tratados na segunda-feira, como pode ser conferido aqui.

Requerimentos

O edil Mário Erzinger (PR) redigiu o requerimento nº 103/2017, aprovado por todos os edis, que solicita na reforma da Praça Lauro Muller algumas melhorias, como pintura, cercamento e iluminação do monumento da cuia, instalação de “chimarródromos”, plantio de erva-mate, identificação das árvores nativas e exóticas e placas que descrevam o valor da erva-mate no contexto cultural, social e econômico do município. Paulo Glinski (PSD) sugeriu que o texto seja encaminhado com regime de urgência junto com portaria do Ministério da Cultura e do Turismo, “porque talvez não haja tempo hábil no projeto.” Norma Pereira (PSDB), por sua vez, disse que seria prudente colocar dados históricos na praça, “porque ela foi o primeiro campo de futebol de Canoinhas, foi o primeiro concentração dos que eram condenados na Guerra do Contestado.” “Seria interessante reunirmos estas informações e anexarmos neste requerimento para incluir nesta portaria e levar junto aos roteiros turísticos pré-montados”, disse ela, que ainda sugeriu que sejam marcadas as quilometragens na pista da praça, para que quem vai correr ou caminhar possa saber qual foi a distância percorrida.

Wilmar Sudoski também comentou sobre a proposição de Coronel Mário, relatando que esteve em reunião com a engenheira civil Viviane Colares, secretária do Planejamento, que contou que todas as praças da cidade serão revitalizadas. “E essas colocações são pontos que devem ser colocados, colocando nossas praças mais em evidência. Até mesmo para que as pessoas saibam que árvore é aquela que está plantada, a história dela, a história do chimarrão”, atentou o presidente da Câmara. Sudoski ainda aproveitou para relembrar a visita, na semana passada, de Claudia Muller, canoinhense que comanda o projeto “Plantando Por Aí”, cujo objetivo é espalhar, voluntariamente, árvores nativas. Ela realiza o trabalho na região de Balneário Camboriú, onde reside, mas já colaborou com Canoinhas, onde já plantou 50 mudas, colocando-se à disposição para fornecer, gratuitamente, mais unidades para ajudar com as revitalizações.

Também foi aprovado por unanimidade o requerimento verbal feito pela vereadora Telma Bley (PMDB), solicitando o encaminhamento à Secretaria de Meio Ambiente pedindo providências com relação a terrenos baldios onde não é realizada a devida limpeza e, assim, ocorre a disseminação de animais peçonhentos. “Hoje mesmo nós tivemos dois casos de animais peçonhentos invadindo residências ao lado desses terrenos com muito mato. Cobras venenosas”, alertou.

O vereador Paulo Glinski também fez um requerimento verbal, aprovado por todos os edis, que altera a moção de repúdio endereçada a autoridades, com relação ao fechamento da unidade de coleta de sangue de Canoinhas. Ele quer deixar claro que a nota é contra o ato do Hemosc, e não repudiando alguém.

Explicações pessoais

Durante a sessão, o vereador Mário Erzinger relatou que esteve reunido na tarde desta terça-feita com o sr. Ismael Carvalho, presidente do Conselho Curador da Universidade do Contestado (UNC). “Tomei conhecimento, não oficialmente, de que todos os cursos serão transferidos do centro para Marcílio Dias. Isso gerou de minha parte uma grande preocupação, porque a questão de acesso vai aumentar bastante, o número de veículos em circulação, a ciclovia e a própria calçada para pessoas caminharem é difícil”, lamentou. Na sequência, Erzinger ainda disse que irá propor um estudo para transformar os pontos de ônibus da Rua Major Vieira em terminal e garantiu que convidará o sr. Ismael Carvalho para vir à Câmara para falar sobre esta e outras questões envolvendo a Universidade.

Wilmar Sudoski disse que o convite de Erzinger vem a somar, pois há muitas dúvidas que pairam sobre os cursos da UNC. Ressaltou ainda que a possível migração dos cursos para Marcílio Dias pode causar problemas sérios aos alunos, como gastos, falta de comodidade e de tempo.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Dayane Wolff

Fones: 47 3622 3396/ (41) 99928-4004