Seminário define cursos que serão propostos à UFFS no Planalto Norte
De forma conjunta, os municípios do Planalto Norte vêm lutando e se articulando desde o início deste ano para que a região possa receber um campus da Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS). As atividades tiveram prosseguimento na última quarta-feira, 20, com a realização de Seminário no auditório da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (Amplanorte), na cidade de Mafra.
Vereador João Grein (PT), que além de presidente da Câmara de Canoinhas é membro da comissão intitulada como “Em prol a vinda da UFFS”, avaliou positivamente o resultado dos debates. “Todos tiveram voz e vez para apresentar sugestões e discutir aquilo que será relevante para que o ensino superior gratuito venha para a região e atenda a demanda de todos os envolvidos nesse processo”, salientou.
O legislativo canoinhense também marcou presença com seu assessor parlamentar, Sérgio Moreira, outro representante do município na comissão formada por integrantes das esferas de governo, da sociedade civil organizada e dos movimentos sociais.
No Seminário foram apresentadas as ações que vêm sendo feitas desde fevereiro para igualar a região às outras de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que já pleiteiam um Campus. Também foram avaliadas as diretrizes que a região deve tomar e os primeiros cursos a serem pleiteados.
Depois de uma breve explicação do porque das áreas e dos cursos sugeridos, uma votação definiu quais demandas serão apresentadas à Reitoria da UFFS como sendo fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da região.
Foram escolhidos os cursos de Administração Pública; Ciências Econômicas - linha de formação em economia agrícola e desenvolvimento regional; Ciências Sociais; Engenharia Civil e Engenharia Agrícola.
Conforme Grein, o Seminário serviu para demonstrar a união política entre os municípios envolvidos. “Independente de quem venha a ser contemplado com o campus, o importante é que todos estão lutando para que a região seja escolhida”, explicou.
Além disso, o vereador destacou o apoio que a iniciativa vem recebendo das forças sindicais, empresariais e comerciais. “Seja coletando assinaturas e moções de apoio em prol da Universidade, que traz consigo o desenvolvimento de todo o entorno, com mais investimentos em rede hoteleira, restaurantes, comércio, setor imobiliário e muitos outros setores”, acrescentou.
O presidente da AMPLANORTE e prefeito de Monte Castelo, Aldomir Roskamp declarou que este é um sonho para o Planalto Norte, que começou há pouco tempo, mas que todos estão correndo em um ritmo bastante acelerado atrás deste objetivo. Enfatizou que a região vai colher este benefício através de muito trabalho.
Já o Secretário Executivo da Amplanorte, Hélio Daniel Costa, enfatizou que neste momento está ocorrendo uma sinergia entre os prefeitos e as entidades na busca de um bem comum e lembrou que este é o caminho para se conquistar a universidade.
Estiveram presentes representantes de diversos municípios com escolas, CDLs, SDRs, Sindicatos, Câmaras, Secretarias municipais, MPA, MST, Territórios da Cidadania, Associações empresariais, Faesc, Cooperativas, Fetraf, Sintraf, entre outras.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134
Informações Adicionais e foto: Adriana Granemann Bonin Diniz
Assessora de Imprensa da Amplanorte