Servidor da Câmara de Canoinhas participa de agenda do Parlamento do Timor Leste no Brasil
Entre os dias 21 a 28 de outubro, esteve no Brasil o secretário geral do Parlamento Nacional de Timor-Leste, João Rui Amaral, e o chefe da Divisão de Tecnologia de Informação e Comunicação (DITIC) para participarem de extensa agenda junto à Câmara dos Deputados, Senado, Interlegis e na Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A visita teve como objetivo estender os frutos da cooperação brasileira iniciada pelo servidor da Câmara Municipal de Canoinhas, José Luiz Lacowicz.
Na Câmara dos Deputados foi acertado o estágio prático e de aperfeiçoamento de dez assessores jurídicos do Parlamento de Timor-Leste. O treinamento acontecerá durante seis meses e, nesse período, serão realizados o aprimoramento em português instrumental, processo e técnica legislativa e também legística. A parte final do curso está sendo agendada com a Assembléia Legislativa de Santa Catarina e Câmara Municipal de Curitiba. A partir de fevereiro de 2012, Câmara Municipal de Canoinhas também poderá capacitar um desses assessores.
A Câmara dos Deputados também cederá dois sistemas de informática e de apoio na área de gestão de recursos humanos por competência. Segundo informou Lacowicz, essa metodologia, que vem sendo utilizada pela iniciativa privada e agora pela Câmara dos Deputados, também está sendo analisada para ser implantada na Câmara de Canoinhas. “O objetivo é melhorar a produtividade laboral”, frisou.
Além da participação do servidor canoinhense, no IV Encontro do Grupo de Tecnologia Interlegis, na qual também participou o Chefe da Divisão de Informática do Parlamento de Timor-Leste, foi feita a adesão daquela casa legislativa ao projeto Interlegis do Senado Federal. Mais informações poderão ser encontradas no endereço: http://www.interlegis.leg.br/Members/laborges/cooperacao-parlamento-nacional-do-timor-leste-quer-apoio-do-interlegis-para-se-organizar
No Senado, o secretário geral foi recebido por Luiz Carlos Fonteles, diretor adjunto da Rádio Senado, que se colocou à disposição para treinar os servidores do Parlamento Timorense e realizar as especificações técnicas dos equipamentos. O material foi adquirido com recursos do Parlamento Nacional. A reunião foi tema de entrevista na TV Senado.
Na Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, foi realizada reunião para acertar futuros pontos de cooperação entre o governo brasileiro e o Parlamento de Timor. De acordo com Lacowicz, o encontro definiu os seguintes itens para um período de até três anos: viagens de treinamentos de funcionários ao Brasil; envio de professor de português instrumental para os servidores do Parlamento; capacitações para os profissionais das Divisões de Apoio ao Plenário e da Divisão de Apoio às Comissões Técnicas; instalação de treinamento dos servidores de softwares do Interlegis (Sapl – Sistema de apoio ao processo legislativo e Saap – Sistema de apoio ao Gabinete Parlamentar); treinamento de profissionais para a Rádio Parlamento.