Sessão legislativa é acompanhada por estudantes do Ensino Médio

por elton — última modificação 08/03/2018 21h34
Vereadores elogiam a participação dos alunos e apresentam indicações
Sessão legislativa é acompanhada por estudantes do Ensino Médio

Professores e alunos que acompanharam a sessão

Desde o início das sessões ordinárias de 2011, que aconteceu em 1º de fevereiro, a Câmara Municipal de Canoinhas já recebeu a visita de estudantes de três instituições de ensino. No mês passado foram acadêmicos do curso de Direito da Universidade do Contestado (UnC), campus Canoinhas. Esta semana mais duas turmas de estudantes acompanharam as sessões legislativas: segunda-feira (04) foram os alunos do curso de Zootecnia do Cedup Vidal Ramos e na terça-feira (05) foi a vez da Escola de Educação Básica Irmã Maria Felicitas.

            Acompanhados pelos professores Luciana Petcharcka, Miriam Seleme Bordim, Selma Delcomune Augusto, os alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da escola puderam presenciar a atuação dos parlamentares e também conhecer os procedimentos utilizados durante as sessões. Presidente da Casa, vereador Beto Passos (PT), que concluiu o antigo segundo grau no Felicitas, destacou o papel da escola na sua formação educacional e também na história de Canoinhas. “É um prazer receber nesta Casa a visita de alunos e professores da escola que contribuiu para a minha formação pessoal e profissional. Estendo o convite para que possam estar presentes em outras oportunidades também”, frisou.

            Vereador Paulo Glinski (DEM), outro ex-aluno e filho de professora que atuou na escola, ressaltou a importância da participação da comunidade e das unidades de ensino durante as sessões legislativas. “Hoje nós estamos legislando, amanhã pode ser qualquer um de vocês. Por isso, creio ser importante o acompanhamento dos trabalhos, pois, é aqui nesta Casa, que são tomadas as decisões em favor de Canoinhas”, disse. Já o vereador Bene Carvalho (PMDB) lembrou que qualquer um dos presentes poderia contribuir com o trabalho do legislativo apresentando idéias e solicitando pleitos favoráveis à população. “Somos os porta vozes dos anseios e desejos da comunidade e sempre estaremos abertos ao diálogo”, falou.

 

 

Indicações e requerimentos

 

            Vereador Wilson Pereira (PMDB) apresentou indicação na qual solicita ao secretário de estado da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, que disponibilize recursos financeiros para a construção do Centro de Especialidade Ondotológicas para abrigar o programa Brasil Sorridente. Segundo informou o vereador, este programa já existe e funciona atualmente em um prédio alugado no bairro Alto das Palmeiras. “Seria uma conquista para o bairro e tendo local próprio para o programa, a municipalidade teria um gasto a menos”, comentou. Pereira ainda apresentou requerimento que será encaminhado ao prefeito em exercício, Beto Faria (PMDB), pedindo que a prefeitura analise a possibilidade de firmar contrato de estágio com o Instituto Federal de Santa Catarina (IF-SC). A idéia, segundo o vereador, é que a municipalidade ofereça estágio aos estudantes como forma de prepará-los para o mercado de trabalho. “Muitos deles são carentes e necessitam de uma oportunidade”, justificou.

            Presidente da Câmara Municipal, vereador Beto Passos (PT), apresentou requerimento no qual solicita que a Casa promova, no mês de setembro, sessão solene para homenagear pessoas dos mais diversos ramos de atividades e que contribuíram com a história dos 100 anos de Canoinhas. O documento pede também que a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos confeccione selos comemorativos alusivos ao centenário do município.

            Já o vereador Alexey Sachweh (PPS) apresentou requerimento que será endereçado ao governador do estado Raimundo Colombo (DEM) e ao secretário de estado da Fazenda, Ubiratan Simões Rezende, solicitando que criadores de gado tenham diferimento no que tange a cobrança de ICMS no transporte dos animais até os abatedouros.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134