Sessão solene celebra os 30 anos de fundação da Cia Canoinhas
Em seu pronunciamento, o empresário Rafael Mirando da Silva fez menção aos desafios e conquistas ao longo dessas três décadas de existência, relacionando o sucesso da Cia Canoinhas ao empenho dos colaboradores. Também destacou a responsabilidade da empresa para com a comunidade. “Provamos nesses 30 anos que é possível obter lucro e, mesmo assim, ser ambientalmente e socialmente responsáveis”, frisou.
Vereador Wilmar Sudoski elogiou a iniciativa dos fundadores por acreditar em Canoinhas numa época em que o município passava por uma transição econômica. “A Cia Canoinhas foi uma das poucas empresas a beneficiar a matéria prima e comercializar o produto acabado, isso no início da década de 80, quando estávamos saindo de uma economia extrativista”, disse. Segundo ele, a empresa evoluiu com o passar dos anos devido ao trabalho de pessoas comprometidas em todos os seus setores. “Passou a gerar emprego e renda para o município, sempre preocupada em valorizar os seus colaboradores”, afirmou.
Funcionário da empresa há 22 anos, vereador Chiquinho da Silva relacionou o potencial da marca a qualidade diferenciada dos seus produtos. “Chega ao seu trigésimo aniversário consolidada como uma das maiores fabricantes no segmento de papel higiênico, papel toalha, guardanapo e produtos institucionais”, argumentou. Em outro momento, também falou do orgulho em fazer parte do quadro funcional. “Muito do que tenho e sou hoje, devo a esta empresa e aos meus colegas e trabalho”, completou.
O médico ortopedista Marcelo Gallotti, que no ato representou o deputado Antonio Aguiar (PMDB), disse que acompanhou a evolução da empresa desde que retornou para Canoinhas, isso há 17 anos. “Percebi o crescimento e, isso só foi possível, porque existia um objetivo fixo de ser tornar referência e levar o nome de Canoinhas para todo o Brasil através de seus produtos”, falou.
Já o prefeito Beto Faria (PMDB) classificou a empresa como sendo uma das principais geradoras de empregos e renda do município. “Vai além da responsabilidade ambiental e social, também é responsável por uma importante fatia da arrecadação tributária e fiscal do município”, salientou.
Em sua fala, o presidente da Câmara, vereador Renato Pike (PR) parabenizou a família de Paschoalino Buonacorso e o empresário Rafael Mirando da Silva pela forma que conduzem a empresa. Ao lembrar que, no passado, também havia feito parte do quadro de funcionários, destacou os avanços e investimentos em tecnologia. “Grande parte desse sucesso está ligado à qualidade dos seus produtos, a capacidade dos seus colaboradores e ao empreendedorismo da direção”, finalizou.
A sessão foi encerrada sob os acordes da Banda Novos Talentos, com o “Parabéns pra você”. Durante o cerimonial, a banda tocou ainda o Hino Nacional e a 1ª e 5ª estrofe do Hino de Canoinhas e fez apresentações musicais da “Peça Italiana” e de “Anos Dourados”. A regência foi do maestro Paulo César Padilha.
A empresa
A empresa está consolidada com uma das cem maiores do Estado de Santa Catarina, com uma capacidade produtiva ativa que gira em torno de 4.000 ton/mês. A linha de produção está dividida em 75% de papel higiênico, 23% de papel toalha, e 2% de guardanapo. Possui uma central de vendas em São Paulo, capital. Sua marca é comercializada em todo país.
Homenageados
1 – Francisco de Assis Ferreira (Chiquinho da Silva) – 22 anos de serviços.
2 – Valdivino Renato Bonete – 22 anos de serviços.
3 – Irineu Cesar Ordakowski – 22 anos de serviços.
4 – Rosni Miranda do Prado – 22 anos de serviços.
5 – Antonio Budik – 22 anos de serviços.
6 – Antonio Kotkoski – 22 anos de serviços.
7 – Adão Batista – 22 anos de serviços.
8 – Samir Davi Patruni – 22 anos de serviços.
9 – Sandro Luiz Jungles de Carvalho – 22 anos de serviços.
10 – João Maria Abuda – 22 anos de serviços.
11 – Airto Kruger Kloster – 22 anos de serviços.
12 – José Aparecido Ferreira – 22 anos de serviços.
13 – Celso Ivan Castilho – 22 anos de serviços.
14 – Luiz Antonio Massaneiro de Lima – 23 anos de serviços.
15 – Iracir de Matos – 23 anos de serviços.
16 – Moacir da Silva Castanho – 23 anos de serviços.
17 – Henrique Deller – 24 anos de serviços.
18 – Adão Metka da Silva – 24 anos de serviços.
19 – José Alves Pereira – 24 anos de serviços.
20 – Ivo Stafin – 24 anos de serviços.
21 – Paulo Moreira Soares – 25 anos de serviços.
22 – Edson Arantes de Souza – 25 anos de serviços.
23 – Valdenir de Castro – 25 anos de serviços.
24 – Soeli de Castro Schupel – 26 anos de serviços.
25 – João Zattar Júnior – 26 anos de serviços.
26 – Andréa Murara Dias – 26 anos de serviços.
27 – Leomar de Jesus D`Anhaia – 28 anos de serviços.
28 – Adão Alves Cavalheiro – 30 anos de serviços.
29 – Atilla Cesare Atitilio Gaioni – 30 anos de serviços.
30 – Rafael Mirando da Silva e Arthur Pontes Júnior (no ato representando Paschoalino Buonacorso) receberam quadro em homenagem aos 30 anos da Cia Canoinhas.