Sudoski apresenta dados e celebra avanços de Santa Catarina em diversas áreas

por admin última modificação 08/03/2018 21h35
Vereador se baseou em informações repassadas pelo governador através de ofício; Estado recebeu o reconhecimento por parte da ONU

Tendo como base informações repassadas pelo governador Raimundo Colombo (PSD), por meio de ofício, vereador Wilmar Sudoski (PSD) ocupou expediente na Câmara, na sessão ordinária de terça-feira, 23, para celebrar os avanços de Santa Catarina em diversas áreas nos últimos anos.

De acordo com o documento, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que o índice de mortalidade infantil no Estado é o menor do país, caindo de 33,6%, registrado em 1990, para 10,8% atualmente para cada mil nascidos vivos.

Santa Catarina é primeira colocada na expectativa de vida, sendo que a média fica em 78,1 anos. Também lidera, pelo sétimo ano consecutivo, a realização de transplantes de órgãos.

No comparativo relacionado ao índice de extrema pobreza entre os anos de 1990 e 2012, o Brasil passou de 25% para 3,5%, enquanto em Santa Catarina o mesmo indicador caiu de 15,4% para 1,1% no mesmo período.

Sudoski ainda falou que a Educação no Estado deu um salto de qualidade. A maior taxa de alfabetização de jovens entre sete e 14 anos de idade está em Santa Catarina, fato esse repetido entre as pessoas de 15 a 24 anos, além dos avanços alcançados na escolaridade na faixa etária entre 15 a 17 anos. “Dados que mostram a força do povo catarinense, a qualidade de vida da nossa gente e a energia da nossa sociedade”, salientou.

Segundo as informações repassadas pelo governador, Santa Catarina conta com a quarta renda per capita e possui a maior geração de empregos do Brasil, com a economia crescendo acima da média nacional nos últimos anos.

O vereador ainda fez menção à força da indústria catarinense, referência no país, dando destaque ainda ao fato do Estado ser o maior produtor nacional de carne suína, ostras, pescados e cebola, fora a segunda colocação na produção de aves, arroz, fumo e maçã.

Segundo Sudoski, na segurança Santa Catarina tem a menor taxa de homicídios entre os estados e o maior número de detentos trabalhando e aprendendo uma profissão.

Já Pomerode foi reconhecido pela ONU como o município mais igualitário do país, pois concentra os melhores índices na distribuição de renda, emprego, escolaridade e segurança. “Cada um à sua maneira, contribuiu para construir a Santa Catarina que a ONU diz ser um melhores estados para se viver. Os empreendedores, a gente trabalhadora, os administradores públicos e provados, os que ensinam e os que aprendem, sem exceção. Essa é uma obra de todos”, finalizou Sudoski, ao ler o reconhecimento do governador a cada um dos catarinenses pelos avanços alcançados.

Indicações

Esta semana, na Câmara, vereador Wilmar Sudoski (PSD) ainda apresentou duas indicações. Ao Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan) está solicitando a instalação de um semáforo na Avenida dos Expedicionários, esquina com a Rua Nazir Cordeiro, no Campo D’Água Verde. A medida, segundo ele, é para dar mais segurança a motoristas, pedestres e ciclistas que precisam acessar a avenida. “Ali é intenso o fluxo de veículos e o risco de acidentes é eminente”, garantiu.

Já à secretaria de Obras está pedindo o patrolamento e cascalhamento da Rua Joaquim Vieira de Lima, no Campo D’Água Verde. “A via está em situação precária e sua manutenção deve ocorrer de maneira emergencial”, comentou.

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP

Fones: 47 3622 339647 3622 3396/ 8805 5134