Sudoski cobra mais servidores para a Agência da Previdência Social de Canoinhas

por admin última modificação 08/03/2018 21h36
Vereador relaciona demora nos atendimentos às perdas de efetivo verificadas nos últimos quatro anos; Moções de Apoio pedem o preenchimento das vagas em aberto

Após o agendamento para pedidos de aposentadoria por idade e de benefícios como pensão por morte, auxílio doença e salário-maternidade, além de amparos sociais destinados aos idosos e aos portadores de deficiência, os atendimentos na Agência da Previdência Social (APS) de Canoinhas só tem ocorrido num período superior a 160 dias.

Para o vereador Wilmar Sudoski (PSD), a demora nos atendimentos está diretamente relacionada à perda de efetivo verificada na agência nos últimos quatro anos. “Servidores se aposentaram e não houve reposição dessas pessoas até o momento”, reclamou, ao ocupar a tribuna da Câmara, na noite de segunda-feira, 23.

A lotação da agência em 2011 era de 11 servidores administrativos e três médicos peritos. Hoje, são sete funcionários. Dois deles ocupam cargos de chefia e um é assistente social e executa apenas a função inerente ao cargo. Uma só médica ficou responsável por realizar as perícias. “Em tese, são quatro servidores para atender administrativamente uma demanda de aproximadamente 2,5 mil atendimentos mensais”, lamentou o vereador.

A falta de efetivo também trouxe outro problema: o tempo de espera no dia dos atendimentos. Em média, idosos, gestantes e incapazes ficam até duas horas aguardando para serem chamadas. “E esse tempo tem aumentado cada vez mais”, garantiu.

Fora Canoinhas, a APS atende a segurados de municípios vizinhos como Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo, totalizando uma população superior a 84,3 mil habitantes.

De acordo com Sudoski, cerca de 10% dos atendimentos realizados na agência local são de beneficiários residentes em outros municípios, como São Mateus do Sul, no Paraná; e Monte Castelo e Papanduva, e que não pertencem à jurisdição da APS de Canoinhas. “E isso acaba agravando ainda mais a situação para a população local”, acrescentou.

O vereador disse que os servidores da APS Canoinhas estão sobrecarregados. Prova disso, segundo ele, é o número de funcionários que pediram afastamento de suas atividades para realizar tratamento de saúde nos últimos meses e que estão fazendo uso de remédios antidepressivos. “Estão suscetíveis ao agravamento do quadro, devido à pressão que o grande número de atendimentos diários acarreta”, comentou.

Providências

Considerando que os quatro servidores administrativos atualmente em atividade correspondem a apenas 36,36% da lotação operacional ideal, conforme estabelece a Resolução nᵒ504/PRES/INSS, de 22 de outubro de 2015, é que o vereador Wilmar Sudoski (PSD) está apresentando Moções de Apoio para que o quadro de pessoal chegue a 13, incluindo os dois cargos de chefia.

Por meio de requerimentos direcionados aos três senadores e 16 deputados federais catarinenses e 40 deputados estaduais, o vereador está solicitando que os parlamentares intercedam, junto à Superintendência Regional do INSS e ao Ministério da Previdência Social, para que as vagas em aberto na APS Canoinhas sejam preenchidas por novos servidores.

Em outros requerimentos, mas direcionados ao Ministério da Previdência Social e as Superintendências Regional e Estadual do INSS, o vereador ainda está pedindo atenção a agencia local, tendo em vista que os próprios servidores estão consternados com a situação vivenciada pelos segurados quando da busca de atendimentos.

Os documentos também levam a assinatura da presidenta da Câmara, vereadora Cris Arrabar (PT).

 

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

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