Sudoski defende celeridade nos estudos que podem atestar eficácia de medicamento contra o câncer
Debatido nacionalmente por médicos, pesquisadores e pacientes oncológicos, o uso de cápsulas de Fosfoetanolamina Sintética no tratamento e possível cura do câncer também foi assunto na sessão ordinária de terça-feira, 08, na Câmara Municipal de Canoinhas.
Em sua manifestação, vereador Wilmar Sudoski (PSD) destacou a importância do “Seminário Catarinense sobre Fosfoetanolamina – Uma Esperança de Vida”, que acontece no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis, a partir das 09 horas desta quinta-feira, 10. “É a primeira vez que o assunto será tratado aqui em Santa Catarina”, lembrou.
Para ele, o Ministério da Saúde deve realizar investimentos e dar celeridade aos estudos que atestam ou não a eficácia da substância. “As pessoas estão depositando todas as suas esperanças nesse medicamento”, assegurou.
Apesar de existir diversos depoimentos de pacientes oncológicos que fizeram o uso das cápsulas e apresentaram melhoras, a Justiça, principalmente do Estado de São Paulo, vem barrando a liberação do medicamento por meio da derrubada de liminares.
Segundo Sudoski, esse tipo de decisão precisaria ser revista, até para que o medicamento fosse liberado, ao menos, para os pacientes que não obtiveram êxito com o tratamento convencional e estão condenados pela doença. “Não sei se é a salvação e se realmente cura. Mas poderia servir de alento, uma tentativa de cura para aquelas pessoas que estão nos hospitais ou em suas casas sofrendo”, justificou.
Ainda de acordo com o vereador, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) está sendo covarde ao proibir a fabricação do medicamento, sem ao menos procurar saber os riscos e os benefícios dele aos pacientes. “Está sendo submissa por não enfrentar uma questão tão séria. A população brasileira não pode ficar quieta diante dos interesses de grupos financeiros que lucram com a indústria da doença”, criticou.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Rodrigo Melo – MTb/SC 01467 JP
Fones: 47 3622 3396/ 8805 5134