Sudoski diz que famílias pedem socorro e solicita que segurança dê basta na violência

por admin última modificação 08/03/2018 21h36
O texto pede que sejam feitas mais rondas e patrulhamentos na região do Água Verde

Na sessão ordinária realizada pelos vereadores de Canoinhas nesta terça-feira, 7, foi debatido um tema levantado, através do requerimento nº 008/2017, pelo presidente da Casa, vereador Wilmar Sudoski (PSD). Aprovado por unanimidade, ele diz respeito à segurança pública e solicita ao delegado regional, Rui Orestes Kuchnir, e ao comandante do 3º BPM, major João Marco Dambrowski de Araújo, que sejam feitas rondas ou patrulhamentos do distrito do Campo da Água Verde, devido ao grande número de furtos e roubos. Esta solicitação foi acatada e aprovada por todos os vereadores.

Com propriedade para falar sobre a segurança, o vereador Coronel Mário Erzinger (PR) relatou que presenciou relatos de famílias que foram expulsas de suas casas por quadrilhas que agem há tempos na região.  Segundo ele, isso ocorre com frequência nas moradias da Rua Miguel Shiessl Sobrinho, fato que merece ser estudado “não só pela Secretaria de Habitação, mas também pela Caixa Econômica Federal, para verificar quais casas foram efetivamente invadidas e, uma vez tendo essa informação, necessitamos que sejam feitas as reintegrações de posse das pessoas que foram expulsas.” Coronel Mário completa, dizendo que é preciso que haja um trabalho conjunto das polícias e das políticas públicas e destaca a falta de iluminação da localidade.

A vereadora Telma Bley (PMDB), que está trabalhando na Secretaria de Habitação, destacou também o problema da Rua Miguel Shiessl Sobrinho, onde esteve na tarde desta terça-feira, “onde acontecem as maiores atrocidades possíveis.” Segundo ela, ali casas são incendiadas e vidros são quebrados. É preciso, de acordo com ela, levar em conta a questão intersetorial: “educação, habitação, saúde, assistência social, segurança pública, Polícia Militar, Civil, enfim, nós vereadores, Executivo, vários órgãos.” “Precisamos de uma polícia itinerante, efetiva, contundente. Necessitamos de uma solução conjunta de todos os setores para que nós possamos equalizar essa situação”, completou. Telma ainda reforça que os órgãos municipais devem andar juntos, em prol dos mesmos objetivos.

Sobre o tema, a vereadora Zenici Dreher Herbst (PR) também se manifestou, concordando com a questão da importância de ser realizado um trabalho intersetorial. “Acho que enquanto a gente tiver só esse pensamento nas questão de polícia, nunca vamos avançar. Então devemos envolver todas as políticas públicas”, disse. Ela sugeriu ações voltadas a crianças e adolescentes, “que são vítimas nesse contexto.” Zenici convidou os vereadores Mário Erzinger e Telma Bley para estudar e assinar com ela o projeto Saúde Mental para Crianças e Adolescentes.

O relator do requerimento, Wilmar Sudoski, disse que tudo que foi mencionado é de extrema importância, e que é preciso haver entendimento entre as entidades, já que os casos violentos têm assustado. “Desde sábado até segunda seis família relataram entradas nas suas casas com elas dentro de casa. Casos que eu fiquei sabendo. As pessoas ficam dormindo durante o dia e à noite incomodando quem precisa descansar”, desabafou. Sudoski ainda lembrou que são 14 mil moradores no bairro e que os criminosos agem em número pequeno, que é possível pensar em meios de pará-los. O presidente da Câmara ainda chamou a atenção para a necessidade de se pensar em estratégias para frear as quebras de lâmpadas, para que moradores que retornam aos seus lares à noite não precisem desviar várias quadras, com medo de serem vítimas.

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Dayane Wolff

 

Fones: 47 3622 3396/ (41) 99928-4004