Sudoski pede médicos para unidades de saúde do município

por admin última modificação 08/03/2018 21h37
Presidente da Câmara relata que população canoinhense está sofrendo com a falta de profissionais

A demanda de médicos nas Unidades de Saúde de Canoinhas foi assunto destacado nesta terça-feira (4), na Câmara de Vereadores de Canoinhas. O tema foi trazido com a apresentação do requerimento 181/17, escrito pelo presidente da Casa, Wilmar Sudoski (PSD), que pede informações à Prefeitura e à Secretaria de Saúde. São elas: se há previsão para a contratação de médico para suprir a necessidade das Unidades de Saúde; se existe a possibilidade de abrir novas vagas médicas no concurso público; previsão de retorno de atendimento das próteses dentárias; e quando a Unidade de Saúde do Campo da Água Verde vai receber um farmacêutico.

A vereadora Zenici Dreher (PR), que atua na Secretaria de Saúde, explicou que a saída de uma médica que ocupava duas vagas na cidade agravou a situação e disse que até que se realize concurso público (o que leva mais de seis meses), haverá contratação emergencial de profissionais através de prova de títulos.

Wilmar Sudoski explicou que fez o requerimento após observar as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos nas unidades básicas. Ele citou como exemplo a do Campo d’Água Verde, que conta com apenas um médico para atender 14 mil habitantes. “Tem que ser olhado por isso”, destacou. O edil ainda contou que em alguns municípios há contratação de médicos por produtividade, quando se recebe um valor determinado por consulta. De acordo com ele, é preciso que seja verificado se isso caberia a Canoinhas, pois “acho que isso iria ajudar nessa demanda.”

Assessoria de Imprensa

Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas

Jornalista Dayane Wolff – MTb/SC 0006066

Fones: 47 3622 3396/ 41 99928-4004