Sudoski solicita levantamento de dados sobre produção da erva-mate no Censo Agropecuário
O presidente da casa, Wilmar Sudoski (PSD), solicitou, mediante requerimento apresentado na sessão desta segunda-feira, 16, que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colete dados sobre a produção de erva-mate na região durante o Censo Agropecuário de 2017. O estudo, que já está em andamento, tem como objetivo coletar informações e elaborar estatísticas sobre a produção agropecuária do país. Apesar de ser uma das principais culturas de Canoinhas e região, a presidente do Sindimate, Juliane Seleme, informou na tribuna da Câmara de Vereadores que, hoje, não existem dados sobre a produção da erva-mate no município, de modo que órgãos competentes não possam estimar a movimentação econômica que o produto gera na cidade.
Durante a sessão desta segunda-feira, 16, o vereador Paulinho Basílio (PMDB) sugeriu que o requerimento fosse assinado por toda a edilidade, com o objetivo de “mostrar força no sentido da importância da inclusão desses dados”, sugestão acatada pelo presidente e autor da matéria.
O vereador Paulo Glinski (PSD) afirmou que, além da erva-mate, o Censo Agropecuário não contempla o levantamento de dados de outras atividades realizadas na região, como é o caso do reflorestamento. Por este motivo, Glinski sugeriu a elaboração de mais um requerimento pedindo pela coleta de dados sobre atividades desempenhadas na região, o que ampliaria a possibilidade de um levantamento de informações corretas.
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Vereadores de Canoinhas
Jornalista Adriane Hess – MTB/PR 0011145
Fones: 47 3622 3396/ 47 9 9616-7123