Vereador solicita esclarecimentos sobre cobrança de contribuições em Centros de Educação Infantil de Canoinhas
Vereador solicita esclarecimentos sobre cobrança de contribuições em Centros de Educação Infantil de Canoinhas
Fixação de valores para Associações de Pais e Professores (APPs) levanta preocupações sobre equidade no acesso à educação infantil
Em meio a relatos de pais sobre a imposição de valores fixos para as contribuições das Associações de Pais e Professores (APPs) em alguns Centros de Educação Infantil (CEIs) de Canoinhas, o vereador Wilmar Sudoski tomou uma iniciativa significativa. Em um requerimento que foi assinado por Sudoski, Willian, Osmar, Maurício Zimmermann, Zenilda, foi apresentado durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na última segunda-feira (22), Sudoski como autor busca esclarecimentos junto à chefe do Executivo Municipal e à secretaria de Educação.
De acordo com Sudoski, a fixação de valores, especialmente com a possibilidade de aumento dessas contribuições para crianças em período integral, suscitou surpresa e preocupação. "Importante dizer que não há dúvidas sobre o trabalho realizado pelas APPs. Mas fiquei surpreso em saber que existe uma fixação de valores, inclusive, com o aumento dessa contribuição no caso de a criança ficar em período integral nas unidades escolares", expressou o vereador.
O requerimento, aprovado em plenário com a assinatura de outros vereadores, destaca diversas questões fundamentais que demandam esclarecimentos. Entre elas, estão o embasamento legal das contribuições que permitem às APPs estipularem valores fixos, a forma de acompanhamento e fiscalização da secretaria de Educação diante dessa prática, e as medidas adotadas para garantir que as contribuições sejam justas e proporcionais à realidade socioeconômica das famílias.
"A busca de esclarecimentos visa garantir a capacidade financeira de contribuição por parte das famílias, demonstrar a preocupação da Câmara com a equidade no acesso à educação infantil e, ainda, oportunizar a transparência na gestão de recursos destinados aos CEIs", afirmou Sudoski.
Diante desse cenário, o vereador aguarda uma resposta do Governo de Canoinhas para promover melhorias na relação entre as instituições de ensino e as famílias. A transparência na prestação de contas e a adequação das contribuições às realidades socioeconômicas dos pais são essenciais para garantir o acesso equitativo à educação infantil na região.
Esse movimento do vereador Sudoski demonstra não apenas uma preocupação legítima com a comunidade escolar, mas também a importância de um debate público sobre a forma como as contribuições são estabelecidas e gerenciadas nos CEIs de Canoinhas. A transparência e a equidade devem ser pilares fundamentais na gestão dos recursos destinados à educação infantil, visando garantir um ambiente educacional acessível e justo para todas as famílias.
--
Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas