Vereadora Zenici pede informações ao Hospital sobre compra e entrega de Respiradores

por Assessoria de Imprensa última modificação 18/11/2020 09h40

Com a preocupação no aumento de casos de Covid-19 em Canoinhas, e com a possibilidade de transferência de pacientes de cidades maiores que já estão com ocupação total dos leitos disponíveis, a vereadora Zenici Dreher apresentou um requerimento na sessão de terça-feira, 14, solicitando informações ao Hospital Santa Cruz de Canoinhas. A intenção da vereadora é saber sobre as aquisições e entregas de respiradores que foram adquiridos pelo hospital.

A vereadora Zenici Dreher informou que os prefeitos da região estão em conversa diariamente para saber como está o avanço da doença nos municípios, e que nos últimos dias realmente o número de casos foram maiores. “É um momento para buscarmos essas informações para ajudarmos o Hospital Santa Cruz, justamente na fiscalização até dessas empresas que venderam os equipamentos e até hoje não entregaram. As pessoas também estão cobrando, então nada melhor do que uma resposta formalizada para a gente poder contribuir, enquanto vereador, na fiscalização”, comentou Zenici.

O requerimento é encaminhado ao presidente do Hospital, Reinaldo de Lima Júnior, solicitando informações sobre a data da aquisição dos respiradores com recursos doados pelas empresas e população; a previsão da entrega dos equipamentos; e se os respiradores já foram pagos, qual o valor, e se as empresas foram notificadas pelo suposto atraso na entrega dos equipamentos. Conforme o texto do requerimento o estado de Santa Catarina está com risco potencial na maioria alto, grave e gravíssimo, e Canoinhas de uma semana para outra, passou do risco potencial alto para grave, em razão do aumento significativo de casos confirmados no município e a já comprovada transmissão local do Covid-19.

O vereador Wilmar Sudoski comentou que também é importante que o hospital repasse informações sobre o valor pago pelos respiradores, visto que em vários locais tem acontecido preços abusivo nas compras dos equipamentos. “O valor desses respiradores tem sido motivo de muitas discórdias em Santa Catarina e no país. Então é de grande interesse que pudesse ser colocado essas informações”, comentou o vereador.