Vereadores concedem Título de Cidadão Honorário para maestro Paulo Cesar Padilha

por Assessoria de Imprensa última modificação 08/11/2023 17h45


Vereadores concedem Título de Cidadão Honorário para maestro Paulo Cesar Padilha

 

A 66ª Sessão Ordinária realizada na terça-feira, 07, foi de reconhecimento e homenagem pelos anos de trabalho realizado pelo maestro da Banda Novos Talentos sargento PMRR Paulo César Padilha.

A ideia da homenagem foi da vereadora Zenilda Lemos, que contou com a assinatura dos vereadores André Flenik, Silmara Gontarek e Adilson Steidel. A solenidade contou com a presença de todos os vereadores e autoridades religiosas como o Pastor da Assembleia de Deus Anderson Pradebom, tenente Edimar Boarão, maestrina professora Maria de Lurdes Brehme, ex-professoras, convidados, ex-alunos, alunos das bandas Musical Novos Talentos e banda Musical Clarins de Sião da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Canoinhas e família do homenageado.

BIOGRAFIA: PAULO CÉSAR PADILHA
Nascido no dia 17 de julho de 1971, na cidade vizinha de Três |Barras SC, casado desde 2001 com Patricia Martins Padilha, pai do Guilherme Evaristo Padilha (19) e Filipe Evaristo Padilha (10), filho de Altavir de Jesus Padilha e Sofia Pires Padilha (ambos in memorian) vindos da localidade de Rio dos Poços.

Comecei a trabalhar com 14 anos na Borracharia Divisa do Sr Guido Henning no período de 1984/1986 onde exercia a função de borracheiro e lavador de carro, em seguida trabalhei nas Casas Pernambucanas de 1986/1990 na função de pacoteiro, aprendiz de escritório, auxiliar de escritório e quando completei maior idade promovido a encarregado de escritório.

Já minha carreira como músico militar dá-se início nos anos 90, quando ingressei na PMSC com 18 anos, sempre conciliando minhas atividades musicais com o serviço militar, onde era soldado e tocava surdo (percussão). Logo exercia a função de contrabaixista da banda, instrumento que aprendi no batalhão e tinha como professor o Sgt José Francisco Stelzener a quem agradeço pelo incentivo e dedicação em ensinar-me. Em setembro de 1992 fui aprovado no concurso para cabo músico, indo a Florianópolis fazer o curso de graduado de músico por seis meses. Esta arte que tanto me fascina tornou-se, enfim, minha profissão! Retornando em seguida a Canoinhas como baixista, em seguida toquei bombardino devido a necessidade da banda e por último me apaixonei pelo trombone. Continuando na minha função agora como Cabo PM Músico até o ano de 2000, quando foi desativada a banda militar do 3º BPM. Por seis meses trabalhei no operacional até que surgiu a idéia de montar uma banda com crianças e adolescentes usando a mesma estrutura da banda extinta. Foi então que o Sgt Luís Carlos Martins trouxe um modelo de projeto da cidade de Rio do Sul- SC para implantar aqui no 3º BPM, sendo eu e mais 3 PMS convidados para juntamente com o Sgt MARTINS formarmos a Banda Musical "Pequenos Talentos" que depois passou a se chamar Banda Musical "Novos Talentos", onde eu atuava como instrutor de trombones, vtubas e bombardinos.

Em 2003 com a saída dos companheiros PMS que optaram por retornar a atividade operacional, inclusive o Maestro Sgt Martins, surgiu a oportunidade de eu assumir a regência da banda e estou até hoje   a frente deste projeto que é sem dúvida, desafiador ao mesmo tempo em que é muito satisfatório. Nosso objetivo geral é o de fazer da música um verdadeiro “instrumento” transformador, resgatando valores morais e cívicos; simplesmente pela educação e cultura musicais. Proporcionar a estes jovens uma opção, um ambiente capaz de suscitar valores tão esquecidos na sociedade atual. É um meio de contribuirmos para a realização de um mundo melhor.

Como maestro senti a necessidade de aprofundar-me mais no estudo da música e também como regente busquei fazer cursos de regência pela fundação Nacional de Artes, e em 2008 ingressei na UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde me formei em 2012 no curso de licenciatura em música, fiz Pós-Graduação em Educar para Cidadania tendo em vista já ser formado em Pedagogia pela UnC Canoinhas.

Como trabalho com crianças e adolescentes todo conhecimento faz-se necessário para que eu possa fazer o melhor em relação a formação pessoal e musical de cada criança.

Esta experiência de 22 anos com as crianças e adolescentes para mim tem sido ímpar, pois me deu a oportunidade de aprender uma das profissões mais gratificantes, onde posso ver o resultado do meu trabalho ao observar numa criança a satisfação da mesma em estar exercendo cada função, sempre vendo dia a dia a evolução de cada uma.

Escolhi trabalhar com mais foco nos sonhos meus e destas tantas crianças que passaram pelo projeto. A banda sempre está se renovando, com histórias tão diferentes e tão iguais, de filhos e pais que veem na música um caminho diferente para suas vidas. Tenho implantado um método de ensino mais moderno, quebrando os rígidos moldes de ensino da música onde se valorizava apenas os que se diziam obter talento; hoje em dia está mais que provado que basta ter vontade e dedicação. Temos participado de vários concursos desde 2004 e temos visto e recebido o retorno, deste empenho dos componentes da banda que são os resultados das notas por categorias, troféus de campeã graças ao trabalho em equipe que desenvolvemos junto a briosa banda. E não paramos mais... em apresentações sempre premiadas em concursos estaduais, nacionais e até internacional, quando participamos em 2005 no Chile.

Meu contato com a música vem desde a infância, quando acompanhava meu pai em ensaio de coral e também recebia estímulo da família para que aprendesse algum instrumento. Comecei com o violão e tinha a Ester Abigail  como professora,  mas acabei optando por instrumento de sopro ainda na adolescência com o maestro Rafael Moreira da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, foi o homem que me deu os primeiros embasamentos musicais mas como tinha mais quatro irmãs que também faziam aulas  e meu pai não tinha condições financeiras para comprar os  instrumentos para todos eu precisava treinar em instrumento emprestado, então para não sair do projeto acabei ficando na percussão. Posso dizer que tive um mestre inusitado aqui em Canoinhas, um grande músico, maestro e compositor, bacharelado pela faculdade do Paraná, que além da divina arte, ensinou-me uma profissão, ou seja, foi um mestre.

Essa iniciação iria mudar definitivamente o destino de minha vida, que da "Banda Musical Clarins de Sião", migraria para a banda militar da PM de Santa Catarina, sonho realizado pois desde o dia que fui num desfile de 7 de setembro aqui em Canoinhas na rua Vidal Ramos com a minha mãe Dona Sofia Pires Padilha onde vi a Banda Musical  do 3º BPM em traje de gala ( túnica branca, calça azul , quepe , penacho azul e polaina) pensei comigo: "é isto que eu quero para mim." E graças ao bom Deus aqui estou, já se passaram 33 anos e embora sabendo que na área da música, ainda estou 'engatinhando' devido a grande complexidade que a mesma apresenta, e mesmo ciente que não sou o melhor, mas estou fazendo o meu melhor na expectativa de vitória e com sentimento de dever cumprido, pois acredito que sempre podemos ampliar nosso universo cultural por meio da musicalidade!

 

Paulo ao usar a tribuna falou que: receber o título de cidadão honorário do município de Canoinhas é uma honra que supera todas as expectativas e enche meu coração de alegria e consciência de não ser merecedor de tamanha honra. Quando me mudei para Canoinhas, há tantos anos, eu jamais poderia imaginar o quanto esta cidade se tornaria essencial na minha vida. Desde o primeiro dia, fui acolhido de braços abertos por esta comunidade incrível. O calor humano, a generosidade e a amizade que encontrei aqui são inigualáveis.

Ao longo dos anos, tive o privilégio de trabalhar ao lado de tantos canoinhenses dedicados e apaixonados, que buscam o melhor para este município. Canoinhas é um lugar único, com uma riqueza de recursos naturais e um potencial econômico impressionante! Mas, o que torna esta cidade verdadeiramente especial é sua gente. São vocês, cidadãos, que fazem da cidade de Canoinhas um lugar tão maravilhoso para se viver.

Receber este título é mais do que uma mera honraria. É um compromisso renovado com esta comunidade e um lembrete constante de que devemos retribuir o amor e a hospitalidade que recebemos aqui. “Estou determinado a continuar contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento de Canoinhas da melhor forma possível”, falou emocionado.

Quero agradecer primeiramente a Deus e a todas as pessoas que tornaram este momento possível. Desde as autoridades municipais, em especial a Vereadora Zenilda Lemos, Siomara Gontarek, André Flenik e Adilson Staidel que indicaram e a todos os vereadores que aprovaram esta homenagem. E aos meus amigos e colegas que estiveram do meu lado ao longo dos anos. Agradeço a minha família por seu apoio incondicional, pois sem eles, nada disso seria possível. Gratidão pela minha família de origem, minha mãe Sofia e meu pai Altavir Padilha, que foi quem despertou em mim a paixão pela música. Aos meus irmãos, e toda família, que sempre foi minha base.

E ainda falando em família, não posso deixar de citar, com o coração cheio de gratidão, a família que Deus me permitiu constituir: minha esposa e grande incentivadora, Patricia e nossos filhos tão amados, Guilherme e Filipe. Ambos têm a música correndo nas veias. E me enchem de orgulho, como pai. Esse título também é de vocês, certamente!

Agradeceu à igreja Assembleia de Deus de Canoinhas, onde tive a honra de ser maestro da Banda Musical Clarins de Sião, por 14 anos, e continuo tocando meu instrumento ali. Sou grato ao Sub ten. Luis Carlos Martins, que deu início ao projeto da banda, e passou para mim essa oportunidade de descobrir e lapidar talentos musicais incríveis. Levo cada aluno, de todos os tempos, comigo, no coração, para sempre! São 22 anos e muita história para contar.

Como já disse, é o amor pela música que me move, e se posso falar de um nome, esse é o da minha primeira professora de música, Esther Abigail Paul da Silveira. E da professora Maria de Lourdes Brehmer, que aos 45 minutos do segundo tempo, conseguiu trazer um núcleo da faculdade de música da UFRGS, onde pude me formar, podendo assim me aperfeiçoar para melhor ensinar meus alunos.

Encerrou agradecendo o apoio incondicional do comando do 3° BPM, na pessoa do Coronel Silvano Sasisnki, que hoje representado pelo tenente Edimar Boarão e todos os demais militares que nos apoiam.

Espero deixar um legado de honra e comprometo-me a continuar trabalhando, lado a lado com todos vocês para tornar Canoinhas um lugar ainda melhor para as gerações futuras. Vamos continuar a fortalecer nossos laços, a construir um futuro brilhante para esta cidade, preservando o espírito acolhedor que torna Canoinhas um lugar verdadeiramente especial.

Obrigado a todos vocês, do fundo do meu coração, por este título de cidadão honorário canoinhense. Levarei essa homenagem para o resto da minha vida, e me comprometo a honrá-la todos os dias, contribuindo para o bem-estar e a prosperidade de Canoinhas.

Muito obrigado a todos. Viva Canoinhas! Viva a nossa comunidade!

maestro_01.jpeg

Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas