Zenici Dreher foi uma das palestrantes da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canoinhas
Zenici Dreher foi uma das palestrantes da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canoinhas
A conferência canoinhense definiu propostas e delegados para representar o município nas etapas estadual e nacional para políticas públicas da infância e adolescência
A 11ª Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente definiu as propostas para políticas públicas da infância e adolescência no município de Canoinhas e também para apresentação nas conferências estadual e nacional (confira abaixo).
Durante o evento realizado na semana passada também foram eleitos os delegados para representar Canoinhas durante as próximas etapas: conselheiro de direitos governamental titular Viviana Wachtel Seleme e Liliane Tais Grosskopf suplente, conselheiro de direitos não governamental titular Cristine Maziero e Ana Claudia P. Balvick suplente, adolescente titular Emanueli Risque de Souza e Rafael Medeiros suplente, rede de atendimento titulares Vilmar Niejeski e Livia Ferreira Dias e suplentes Aiessa Tavares e Charlan Brandão Oliveira.
A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, participou da abertura dos trabalhos. Ela ponderou sobre a importância do papel de todos os conselhos debatendo a política pública com intersetorialidade: para que a política seja funcional deve levar em consideração a voz de quem é beneficiado por ela e fico feliz em ver aqui os adolescentes”, disse.
A conferência foi convocada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente com apoio da Secretaria de Assistência Social. As deliberações da conferência servem de diretriz para o Governo do Município realizar sua inclusão no plano orçamentário plurianual, na lei de diretrizes orçamentárias e na lei orçamentária.
Propostas aprovadas:
Ampliar por intermédio de concurso público, as vagas para profissionais de todas as áreas, com a finalidade de fomentar programas, projetos e ações para suprir as demandas surgidas pós-pandemia.
Capacitação permanente para os profissionais da rede de atendimento intersetorial sobre as formas de enfrentamento das violações e vulnerabilidades, ampliando as parcerias entre Educação, Saúde e Assistência social de forma dinâmica.
Rever lei do CMDCA incluindo Representação/Titularidade da criança e do adolescente no conselho.
Criar, Manter e fomentar os grêmios e conselhos escolares discutindo as propostas elaboradas pelos alunos das escolas garantindo a transparência no processo de participação dos adolescentes nas reuniões do CMDCA.
Repasse anual de um percentual diretamente ao FIA, oportunizando assim a ampliação de ações voltadas a criança e ao adolescente, principalmente neste momento pós- pandemia.
Divulgação quanto à captação de recursos através da doação, tanto de pessoa física como jurídica informando sobre o passo a passo de como fazer, bem como a divulgação das ações realizadas através do FIA. A forma de divulgação pode ocorrer através da imprensa, mídia social, panfletos e parcerias como outros setores, como CDL. Divulgar também entre os funcionários do poder executivo, levando em conta que pode ser feito através da folha de pagamento.
Criar página na Web para que crianças e adolescentes possam trocar conhecimento, experiências, informações de qualidade, bolsas de estudos, projetos culturais, entre outros.
Implantar no plano norteador das escolas, ações socioeducativas contínuas de conscientização e participação dos diversos espaços de controle social.
Implementação da equipe multidisciplinar com a inclusão do assistente social e psicólogo nas escolas Estaduais e Privadas, conforme a lei N°13935, contribuindo na divulgação dos meios de denúncia de todas as formas de violência.
Aumentar o percentual de repasse aos fundos das mais diversas áreas, para subsidiar os programas, projetos e ações que atendam as demandas surgidas pós-pandemia.
A Vereadora e Assistente Social Zenici Dreher participou como palestrante na 11 Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canoinhas, neste dia 15, na Câmara de Vereadores, com o tema: : “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”. Com base nos eixos temáticos propostos para o debate na Conferência, Zenici apresentou indicadores com destaque para o número de óbitos, queda na cobertura vacinal das crianças, queda nos indicadores de alfabetização, desemprego, aumento demanda em saúde mental, dentre outros dados econômicos, sociais e culturais, destacou os grupos mais vulneráveis no período da pandemia e os traumas pós-pandemia. Em seguida o público se dividiu para apresentação das propostas prioritárias para o município, estado e governo federal. O evento contou com 84 participantes.
Com informações da assessoria da prefeitura.
Joselito Beluk – Assessor de Comunicação Câmara de Vereadores
Fone: (47) 3622-3396 / Whatsapp (47) 9-9986-6199
E-mail: imprensa@canoinhas.sc.leg.br
Site: http://www.canoinhas.sc.leg.br
Facebook: https://www.facebook.com/camaracanoinhas/
Instagram: @camaracanoinhas